segunda-feira, 30 de julho de 2007

Algumas Receitas



Leite de vegetais.


Para os intolerântes ou alérgicos ou vegetarianos ou pessoas que querem variar o uso do leite de vaca na alimentação, recomenda-se:



  • Leite de soja
  • Leite feito com tofu batido na água (menos fatores antinutricionais que o de soja)
  • Leite de grãos
  • 4colheres de sopa de arroz integral, 2 colheres de sopa de aveia em grão, ½ colher de trigo ou cevada, ½ colher de feijão azuki ou lentilha, ½ colher de gergelim claro. 4 partes de água para 1 de sólidos.
  • Cozinhe por 3 horas em fogo bem baixo em panela tampada e grossa para não queimar. No fundo fica uma papa de cereais que se for para uso por bebes pequenos deve ser passada na peneira e oferecido só o creme para o bebê. o bagaço pode ser usado pelos adultos na confecção de pães e bolinhos.
  • Leite de oleaginosas
  • Algumas sementes precisam ser passadas em água quente para perder a película. É o caso da amêndoa e da avelã, por exemplo.
  • Todas devem ser colocadas de molho, não ao ponto de germinar:
  • Amêndoa – 24 horas;
  • Castanha de caju (sem torrar) – 12 horas;
  • Castanhas-do-pará – 48 horas, trocando a água diariamente;
  • Gergelim – de 4 a 6 horas;
  • Girassol – 8 horas.
  • Bater no liquidificador 1 a 3 colheres de sopa de sementes com um pouco de água fresca (não usar a do molho). Coar, para obter um leite mais digestivo. O bagaço pode ser usado em pães e cremes.
  • Leite de coco
  • Compre pronto e dilua a quantidade a ser consumida (um copo) da seguinte forma: 1/3 de água e 2/3 de leite de coco.
  • Leite de arroz caseiro
  • 8 colheres de sopa de arroz integral. 4 partes de água para 1 de sólidos. Cozinhe por 2 horas em fogo bem baixo em panela tampada e grossa para não queimar.
  • Leite de arroz industrializado
  • A venda em lojas de produtos para alérgicos.
  • Leite de milho
  • 1 espiga média (cortar os grãos não muito perto do talo para não amargar o leite)
  • Colocar o ingrediente num copo de 150ml e completar com água filtrada. Deixar de molho de 20 a 30 minutos. Bater no liquidificador e coar no coador de pano.
  • Obs.: o excesso coado pode ser armazenado (geladeira ou congelador dependendo do tempo que vai ficar armazenado) e utilizado para fortificar outras preparações, como molhos ou vegetais refogados.

Por Maira Attuch [mailto:mairaattuch@yahoo.com]

ncipoa2007@grupos.com.br







Receitas Energéticas na MTC

Curso de Nutrição Complementar Integrada POA 2007

From: ncipoa2007@grupos.com.br


Vitamina Energética

1 colher de sopa de amêndoas hidratadas
2 bananas-nanica ou prata ou mamão
Canela e cravo a gosto
1copo de água
1 colher de sobremesa de linhaça hidratada

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Macarrão de arroz (bifum) com cogumelo shitake e verduras

1/2 pacote de bifum

1/4 pacote de cogumelo shitake

1 cenoura grande

1 maço de cebolinha verde ou manjericão

Cozinhe o bifum conforme a receita da embalagem e reserve. Se o cogumelo for seco, hidrate-o por 10 a 15 min. e corte-o em tiras. Lave a cenoura e corte-a em tiras finas. Lave a cebolinha e corte-a na diagonal fina, ou use as folhas de manjericão.
Pré aqueça uma panela, coloque um pouquinho de óleo, acrescente a cenoura e refogue em fogo baixo, até que fique macia. Acrescente a cebolinha verde, tempere adequadamente com sal ou shoyu e desligue o fogo.
Cozinhe o cogumelo com um pouquinho de água e shoyu, adequadamente.
Misture a cenoura e a cebolinha com o cogumelo já cozido. Misture o macarrão com azeite e shoyu, acrescente o refogado de verduras e sirva.

Torta de tofu

1/2 tofu
4 cebolas médias
200 gramas de vagem
12 azeitonas
shoyu ou sal
orégano e azeite

Corte o tofu em fatias grossas e coloque-o sobre um pano de algodão e cubra-o também. Sobre o algodão coloque um peso leve, para tirar o excesso de água do tofu. Esprema o tofu em espremedor de batatas ou amasse com um garf o, reserve.
Corte a cebola em cubinhos, role a vagem no sal, deixe descansar por 5 minutos e corte em rodelinhas, corte as azeitonas em cubinhos e reserve.Em uma panela pré-aquecida coloque óleo vegetal e refogue a cebola até que fique transparente. Por cima da cebola coloque a vagem, uma pitada de sal, também e deixe cozinhando até que a vagem fique macia. Tempere adequadamente com sal. Misture o tofu já espremido com o refogado, acrescente as azeitonas e tempere adequadamente com sal ou shoyu. Coloque em um pirex, regue com azeite e orégano, forno pré-aquecido, assar por aproximadamente 20 min..

Cozido de raiz de lótus

1 raíz de lótus bem bonita
1 punhadinho de alga hijiki
sal
shoyu

Lave a raiz com escovinha vegetal, cuidadosamente, e corte em rodelas não muito finas. Em panela de pressão pré-aquecida, coloque um pouco de óleo e refogue a raiz até que mude de cor e desprenda um cheiro adocicado. Ao refogar, coloque uma pitadinha de sal, tampe a panela e abaixe o fogo, para que não queime. Depois, coloque água até o nív el da raiz e um punhadinho de alga, tampe a panela de pressão, deixe em fogo alto, até a válvula chiar, abaixe e deixe cozinhar por 10 min.Abra a panela, tempere o caldo com shoyu, levemente e deixe secar todo o caldo em fogo baixo. Cubra a raiz com gergelim branco tostado.

Tabule de Quinoa

1 copo de quinoa
2 copos de água sal
6 castanhas do Pará hidratadas
3 colheres de sopa de linhaça hidratadas
1 cenoura cortada em cubinhos

Cozinhar a quinoa com a água e o sal, em fogo alto até ferver, depois baixar o fogo até que a quinoa esteja sequinha. Desligar e deixar esfriar.
Corte as castanhas em cubinhos. Junte com a cenoura e a quinoa fria. Tempere adequadamente com shoyu, limão e folhas de hortelã.

Salada de broto de lentilha, tomate e salsinha.

Os brotos podem ser usados crus ou passados, rapidamente, em uma peneira e água fervente. Corte tomates em cubinhos, e também a salsinha. Misture tudo com cuidado e tempere adequadamente com shoyu, gengibre e azeite.
Lave folhas de alface, rúcula, enfeite o prato e coloque a mistura do broto ao centro. Sirva também com rodelas de iacon.

Hidratação e Germinação

Sementes de alfafa, trevo, rabanete e coloca-as de molho na água, separadas, por cinco horas.

Depois, escorre-as em uma peneira e espalha em tabuleiros com telas nos fundos.

Para não desperdiçar sementes, forrar a superfície com um pano de algodão que também tem outra serventia: manter as sementes úmidas, mas não encharcadas.

Para germinar, precisam permanecer por dois dias em ambiente escuro.
Nesse período, elas devem ser molhadas com uma mangueira de quatro a cinco vezes por dia. "É essencial, também, revolvê-las para que todas brotem".

No terceiro dia, a maior parte das sementes já brotou. É hora de transferi-las para bandejas de isopor, com furos embaixo, e colocá-las nas prateleiras, com luz ambiente ou fluorescente, por sete dias, no inverno, ou cinco dias, no verão, até que a plantação atinja o tamanho de venda. O alimento dessa "lavoura" será somente água. Por isso, é preciso irrigá-la a cada intervalo de duas a quatro horas, o que pode ser feito com mangueiras, manualmente, ou com sistema automatizado. Só deixa de ser necessária à noite quando a temperatura for mais amena.

Brotos crescidos, é hora da colheita. O ideal antes do embalamento é virar a bandeja numa pia para observar as raízes. Se houver alguma doença, o melhor é descartar a safra e entrar com outra em seguida.

From: derpnutri@gmail.com


Tempo de Hidratação e Germinação

De forma geral as sementes e grãos ficam mais fáceis de digerir se hidratados e/ou germinados.


CEREAIS

HIDRATAÇÃO

GERMINAÇÃO

TROCAR A ÁGUA

QUANTIDADE REFEIÇÃO/PESSOA

Arroz integral

08 a 12h

3 dias

3 vezes ao dia

½ xícara

Aveia em grão

48h


3 vezes ao dia

½ xícara

Cevada

48h


3 vezes ao dia

½ xícara

Trigo em grão

08 a 12h

3 dias

3 vezes ao dia

½ xícara

Trigo sarraceno

08 a 24h


3 vezes ao dia

½ xícara

SEMENTES

HIDRATAÇÃO

GERMINAÇÃO

TROCAR A ÁGUA

QUANTIDADE REFEIÇÃO/PESSOA

Gergelim

08 a 12h

2 dias

3 vezes ao dia

1/4 xícara

Girassol

08 a 12h

3 dias

3 vezes ao dia

1/2 xícara

Linhaça

08 a 12h

1 dia

3 vezes ao dia

1 colher de sopa





Nenhum comentário: